Constituído basicamente por areia e calcário, o vidro, além de ser infinitamente reciclável, é um dos materiais cuja reciclagem é uma das mais simples e eficientes. Diferente do plástico, é mais barato reciclar o vidro e fabricar produtos a partir de materiais reaproveitados do que de matérias-primas virgens. 

Apesar disso, por ser um material pesado e com um valor comercial baixo para as indústrias de reciclagem, em locais onde não há coleta seletiva, esse material acaba indo para aterro sanitário ou lixões. Esse fato é preocupante, já que o tempo estimado de decomposição do vidro na natureza é de cinco mil anos.

Recentemente, o ano de 2022 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional do Vidro, na conferência mundial do setor na Suíça, em 10 de fevereiro de 2022, com representantes de 90 países. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (ABIVIDRO), que participou do evento representando o Brasil, o vidro é o material que melhor reflete o que se espera do comportamento da sociedade, pois é sinônimo de sustentabilidade, transparência e conectividade, pilares que norteiam as ações de pessoas, instituições e países.

De acordo com a ABIVIDRO, são produzidas mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro por ano no Brasil, correspondendo a aproximadamente 1,3 milhões de toneladas do material colocadas no mercado. Deste total, somente 300 mil toneladas (quase 25%) voltam para a cadeia produtiva através da reciclagem. 

No intuito de aumentar essa porcentagem, em dezembro de 2022 foi instituído o Sistema de Logística Reversa (SLR) de Embalagens de Vidros, através do Decreto nº 11.300/2022, com a participação de fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores de embalagens e vasilhames de vidro ou de produtos comercializados nessas embalagens e vasilhames, que devem assumir a responsabilidade compartilhada, nos termos do disposto no Decreto nº 10.936/2002.

Esse decreto estabeleceu metas quantitativas para o aumento progressivo do índice de reciclagem de embalagens de vidro, visando alcançar 40% até 2032. A estruturação do SLR ocorrerá em duas fases consecutivas, sendo que a primeira já está em andamento, conforme descrito na tabela a seguir.

VENDA CLIENTES EMBASUL (2).png

A implementação desse SLR é um passo importante para fomentar a reciclagem do vidro no país e envolve os créditos de reciclagem. Portanto, estaremos acompanhando os resultados que serão reportados na conclusão da FASE 1 e trazendo todas as atualizações sobre esse assunto aqui no nosso blog. Acompanhem e fiquem à vontade para nos encaminhar questionamentos e sugestões.

WhatsApp Image 2023-04-11 at 17.19.32.jpeg

Autoria: Bióloga Sanitarista Jaíza Frias - Equipe Pegada Neutra

Blog Pegada Neutra®

Posts Recentes