Se sua empresa é importadora, fabricante, distribuidora ou comerciante de embalagens em geral, é importante que tenha conhecimento sobre a sua responsabilidade legal na logística reversa desses resíduos pós-consumo. Sabe-se da complexidade de se estruturar um Sistema de Logística Reversa próprio e, por muitas vezes não ser viável garantir o retorno ao ciclo produtivo das mesmas embalagens colocadas no mercado, os créditos de reciclagem atuam como um meio de garantir a logística reversa da massa equivalente àquela gerada. Ou seja, se sua empresa gera 20 toneladas de embalagens plásticas por ano, por exemplo, através dos créditos de reciclagem ela tem a oportunidade de remunerar o serviço ambiental que garantiu a recuperação de 20 toneladas de resíduos plásticos equivalentes.

No entanto, o compromisso com a legislação não é o único motivo pelo qual recomenda-se que sua empresa compre créditos de reciclagem. O segundo motivo é a contribuição ambiental, social e econômica dessa prática. Milhares de pessoas vivem da comercialização de materiais recicláveis no Brasil, principalmente organizadas em associações ou cooperativas de catadores. Esse serviço ambiental de triagem que evita que resíduos recicláveis cheguem a aterros sanitários, na grande maioria das cidades, não é remunerado - os catadores ganham apenas com a venda do material. Logo, a compensação do impacto ambiental causado pelas embalagens através da compra de créditos de reciclagem, está atrelada à introdução de recursos no setor que desempenha um papel fundamental na cadeia da reciclagem, mas que ainda é pouco valorizado.

VENDA CLIENTES EMBASUL.png

Os dois últimos motivos são a prática ESG e a valorização da sua marca. A compensação ambiental contempla o “E” do ESG, sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Sabemos que o posicionamento socioambiental e o compromisso com a sustentabilidade estão sendo cada vez mais valorizados e reconhecidos, tanto por investidores quanto por consumidores e possuir o Certificado de Créditos de Reciclagem de Logística Reversa (CCRLR) é comunicar ao mercado que a sua empresa tem responsabilidade socioambiental e se preocupa em mitigar o impacto dos resíduos que gera.

Portanto, comprar créditos de reciclagem vai muito além de cumprir uma obrigação legal. Fomentar a logística reversa é contribuir para o aumento das taxas de reciclagem, que tem impacto positivo direto na preservação da natureza, na movimentação da economia e no sustento e dignidade de diversas famílias. Além disso, empresas que assumem esse compromisso ganham respeito e credibilidade perante seus clientes, destacando-se no mercado.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e faça parte do mercado de créditos de reciclagem. 

Autoria: Bióloga Sanitarista Jaíza Frias - Equipe Pegada Neutra

Blog Pegada Neutra®

Posts Recentes