Se você é um operador, ou seja, representante de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis ou de uma empresa que vende resíduos plásticos, papéis, metais ou vidros para a indústria recicladora e ainda não conhece o mercado de créditos de reciclagem, essa matéria é para você.

Desde a revolução industrial, que teve como consequência um aumento considerável na geração de resíduos sólidos, a reciclagem passou a desempenhar um papel fundamental na sociedade. No entanto, como o processo de coleta e triagem desses resíduos teve início em lixões e muitas pessoas recorrem à catação por necessidade e não por escolha, esse serviço ambiental ainda é tratado em muitas cidades como um subtrabalho. No Brasil, poucos municípios pagam as cooperativas pela coleta e triagem dos recicláveis - a renda delas se dá apenas pela venda do material triado.

VENDA CLIENTES EMBASUL (1).png

Considerando esse contexto, os créditos de reciclagem surgem como uma oportunidade dos operadores serem remunerados por grandes empresas pela logística reversa de embalagens. Os créditos são gerados a partir das notas fiscais de venda dos materiais comprovadamente encaminhados à reciclagem, portanto, é um recurso a mais que entra sem a necessidade de um esforço extra por parte do operador. O objetivo é que a entrada desses recursos contribua para melhorias em estrutura, operação ou outras demandas essenciais para as atividades do setor.

Os créditos de reciclagem também são uma forma de reconhecimento e valorização pelo serviço ambiental prestado. É papel das entidades gestoras, como a Pegada Neutra, não só viabilizar a comercialização dos créditos, mas também dar visibilidade aos operadores parceiros, para que a sociedade enxergue o valor ambiental, social e econômico do trabalho realizado por eles.

Por fim, a entrada no mercado de créditos de reciclagem também traz a possibilidade de contato com grandes marcas de embalagens, que são potenciais investidoras em projetos estruturantes. Essas grandes empresas estão sendo convocadas globalmente a assumir compromissos socioambientais e é importante que os operadores estejam atentos às oportunidades de apoio que virão com essa mudança de cultura que tende a cada vez mais investir na sustentabilidade.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba como você pode começar a vender créditos e trazer mais renda e visibilidade para a sua cooperativa/empresa.  

Autoria: Bióloga Sanitarista Jaíza Frias - Equipe Pegada Neutra

 

Blog Pegada Neutra®

Posts Recentes