Você sabe os caminhos que o seu resíduo percorre para poder se transformar em créditos de reciclagem?
A Pegada Neutra é a empresa responsável pelo gerenciamento dos resíduos recicláveis gerados na 29ª edição do Inspiramais, evento que apresenta o lançamento de mais de 1.000 materiais desenvolvidos para os segmentos de calçados, confecção, móveis e bijuterias, projetos especiais e palestrantes que inspiram inovação e sustentabilidade para o setor da moda. Os materiais coletados serão destinados à Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Resíduos Sólidos Sol Nascente, localizada na Rua Ivanir Jose Pagliarini nº 496, bairro Niterói, na cidade de Canoas.
Dentro da cooperativa, os resíduos serão triados de acordo com a sua reciclabilidade e separados por tipo e subtipo de material, como papel, papelão, plástico (PET, PEAD…), metal (aço, alumínio…), vidro, entre outros.
A reciclabilidade dos materiais depende de tecnologia disponível, viabilidade econômica e valor comercial de venda dos materiais pelas cooperativas. Por conta disso, nem todos os materiais que são recicláveis acabam sendo reciclados de fato. Os materiais com baixo valor econômico ou que não possuem tecnologia para reciclagem, recebem destinação ambientalmente adequada, sendo enviados para aterro sanitário.
Após a triagem e separação realizadas pela cooperativa, o material reciclável é prensado/enfardado e enviado para a venda em comércio atacadista de materiais recicláveis, o qual posteriormente fará a venda direta para indústrias de transformação/recicladoras, onde o material retorna ao ciclo produtivo como matéria-prima para novas embalagens, fechando o ciclo.
A venda dos materiais das cooperativas aos comércios atacadistas é realizada por meio da emissão de Nota Fiscal eletrônica (NFe), na qual constam o tipo de material, quantidade e a empresa receptora do material, servindo como comprovante de reciclagem.
Créditos de Reciclagem
Os créditos de reciclagem são gerados a partir de NFes emitidas por operadores logísticos como as cooperativas de catadores. Cada tonelada de material reciclável comercializado resulta na geração de um crédito de reciclagem. Dessa forma, as empresas que têm a obrigação de cumprir metas de logística reversa (LR) podem compensar as embalagens introduzidas no mercado através da aquisição de créditos, remunerando cooperativas pelas NFes por intermédio de uma entidade gestora, como a Pegada Neutra.
Os créditos de reciclagem são uma forma da empresa comprovar que uma massa equivalente à que ela gerou foi compensada. As compensações são separadas por tipo de material e por estado em que o resíduo foi gerado. Assim, as empresas que geram embalagens em diferentes estados do Brasil e de diferentes materiais, precisam fazer a contabilização levando esses dados em consideração.
A Importância dos Créditos
A logística reversa por meio dos créditos de reciclagem é regulamentada pelo Decreto Federal nº 11.413, de fevereiro de 2023, além de mais 13 legislações estaduais e do Distrito Federal.
Os créditos de reciclagem surgem com o objetivo de viabilizar o cumprimento das metas de LR pelas empresas, mitigando os danos ambientais causados pelas suas embalagens. Além disso, possuem uma importante finalidade social e econômica para a cadeia da reciclagem, pois favorecem o trabalho dos catadores e suas organizações, uma vez que introduzem recursos que podem ser usados para incremento da renda dos trabalhadores, estruturação dos locais de triagem, entre outras aplicações que irão, por consequência, contribuir para o aumento das taxas de reciclagem do país.
Responsabilidade Compartilhada e o Papel do Consumidor
Em 2010, foi publicada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), um importante marco no avanço da gestão dos resíduos no Brasil. A PNRS trouxe a definição de responsabilidade compartilhada, na qual todos os atores da cadeia produtiva têm um papel fundamental para a correta gestão dos resíduos, desde os fabricantes e importadores, passando pelos distribuidores, comerciantes, poder público e os consumidores finais/sociedade em geral.
Dessa forma, todos nós, cidadãos, podemos e devemos contribuir com a cadeia de reciclagem da nossa região e do nosso país. Confira algumas ações importantes que você pode realizar:
- Priorizar a utilização de produtos e embalagens de fácil reciclagem;
- Cobrar das marcas/empresas o cumprimento das metas de LR estabelecidas por legislação;
- Fazer a correta separação dos resíduos recicláveis dos não recicláveis;
- Caso seu município não realize coleta seletiva, cobrar do poder público a implementação desse serviço municipal;
- Não colocar junto com os resíduos recicláveis materiais contaminados, muito sujos e/ou com restos de alimentos;
- Reconhecer e valorizar os serviços prestados pelos catadores e catadoras e suas organizações;
- Auxiliar na conscientização das pessoas a sua volta sobre o tema.
Autoria: Engenheira Ambiental Luiza Vivan - Equipe Pegada Neutra